Gota D’Água ou Mar de Lama, a manipulação descarada da Globo no caso Belo Monte

Parece que a Globo, Revista Veja, Folha de S. Paulo e os demais membros da Camarilla de 11 Famílias que dominam a Comunicação de Massa no Brasil, manipulando ao bel prazer a opinião pública para seus interesses, ao perceberem a queda cada vez mais acentuada de sua credibilidade e capacidade de mobilização da vontade popular, como fizeram durante a Ditadura Militar, no Impeachment de Collor e no caso da bolinha de papel de José Serra na campanha eleitoral do ano passado, começaram a tentar manipular essa opinião nos novos espaços como as redes sociais da internet, tentando criar movimentos sociais biônicos usando o discurso indignado à la novela das nove, na boca de seus atores e atrizes.

 

Primeiro tentaram criar o ato contra a corrupção cujo objetivo era culminar em protestos de massa por todo país no dia da Independência (07/09), o qual foi um imenso tiro n’água, com a adesão mínima, geralmente daqueles mesmos médias que saem em passeatas pela paz no trânsito e avançam o sinal sempre que possível. Não que o povo brasileiro seja a favor da corrupção, mas pelo fato de que o povo já é maduro o suficiente para saber que a corrupção é sistêmica, inerente ao sistema capitalista, portanto, indignação burra sem atacar a raíz do problema só vai servir de discurso para quem rouba tanto quanto quem critica.

 

Agora a tentativa de golpe da vez é Belo Monte, a Usina Hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no Estado do Pará pelo governo Federal, com o objetivo de explorar o alto potencial energético renovável e limpo do país através de sua privilegiada hidrografia, fundamental para a manutenção do ritmo sustentado de desenvolvimento do país e até para a garantia da conservação da floresta amazônica brasileira, vista com olhos apetitosos pelos lobos estadunidenses e europeus, habituados a saldar suas dívidas com a apropriação histórica de recursos alheios.

 

Recrutando um exército de artistas de suas novelas noturnas para fazer coro alienado contra Belo Monte, como se fossem legítimos defensores da floresta, a Rede Globo empobrece o verdadeiro debate sobre a questão energética e estratégica do país, lançando um belo monte de achismos e bobagens de forma viral nos e-mails e redes sociais, tentando inutilmente, reconquistar a capacidade de manipular o cidadão contra os interesses nacionais enquanto oculta a agenda real que vem por trás de “tanta indignação” súbita, de gente que nada mais faz que olhar para o próprio umbigo.

 

Preocupação com índios, ribeirinhos? Que nada! A preocupação real é que, com Belo Monte, além da autonomia energética do país se consolidando e garantindo um futuro com menos turbulências e sem apagões da era FHC, haverá recursos financeiros reais advindos da exploração responsável de recursos naturais (no caso, recursos hídricos) que garantirão a conservação da biodiversidade do local diariamente ameaçada com queimadas, extração ilegal de madeiras, tráfico de animais entre outros, pois haverá tanto dinheiro, quanto interesse em manter a floresta intacta, para a manutenção da fluência dos mananciais e, consequentemente, da capacidade operacional da usina. Em outras palavras, se para a construção será necessário o alagamento de parte da área, seu funcionamento será a garantia de que nenhum estrangeiro nem explorador nacional continuará colocando suas mãos depravadas na floresta, dando garantias reais não só para a floresta como para seus habitantes, como os índios e ribeirinhos.

 

Há logicamente, críticas sérias, de gente séria contra Belo Monte e seus impactos, em grande parte movidos pela desconfiança de 500 anos de exploração capitalista neste país com suas promessas nunca cumpridas, mas essa tentativa torpe que chamam de gota d’água, não passa de um golpezinho chinfrim,um balde cheio de lama, com pseudo-discursos indignados escritos nas redações da rede Globo e encenados por seus pseudo-artistas de novela que declamam-no como a mesma incompetência cênica no intuito de gerar empatia naquele velho e militante setor da classe média, leitor da revista Veja e que adora fazer passeata pela paz no trânsito enquanto avança o sinal e reclama da corrupção do governo federal enquanto burla o fisco e adula governos de direita historicamente corruptos.

 

Estejamos atentos, não comprometamos nosso presente e nosso futuro enquanto nação para atender os rogos hipócritas de quem diz amar o país, mas adora das suas fugidinhas para a Europa em busca de “civilização”.

 

Franklin Maciel

 

Anúncios

Sobre Efeito e Causa

Um espaço plenamente democrático que busca desvendar a raíz escondida dos acontecimentos; Política, Religião, Arte, Comportamento, Cultura, Economia, tudo analisado e comentado à partir do olhar que a mídia e os governos não querem que você saiba
Esse post foi publicado em artigos, Desmascarando o poder, meio ambiente. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Gota D’Água ou Mar de Lama, a manipulação descarada da Globo no caso Belo Monte

  1. Irineu Dourado Oliveira disse:

    Assalamu Aleikum !!!

    Deixando a famigerada Rede Globo de lado irmão, eu sou um daqueles céticos que juntamente com essas “pessoas sérias ” acreditamos que a construção da usina não será exatamente o que diz o governo e os seus defensores. Penso que estamos indo pelo mesmo caminho que as chamadas grandes potências foram no passado, ou seja, acabaram com tudo que eles tinham em nome do progresso e da independência econômica. A questão central, é qual modelo energético nós queremos para o Brasil sem contar que existe outras formas tão limpas e menos prejudicial ao meio ambiente e as minorias que neles vivem e dependem. Más, como a questão econômica no sistema capitalista em que vivemos se sobrepõe a todos os outros aspectos da nossa vida, vamos construindo o mundo que desejamos e colhendo o mundo que não queremos. Um abraço.

  2. concordo com vc, a HIPOCRISIA É DEMAIS!!!

  3. A MANIPULAÇÃO DA GLOBO DÁ UM NOJO ENORME, ESTOU AQUI NO ARAGUAIA AO LADO DO XINGU E A REGIÃO É COMPLETAMENTE ABANDONADA DE INFRA ESTRUTURA E A BELO MONTE TRARÁ O PROGRESSO QUE NÃO INTERESSA PRINCIPALMENTE AOS ESTADUNIDENSES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s