5 Coisas que você deveria saber sobre a legalização de drogas

maconha

1 ) Ao contrário do que os noticiários nos levam a crer, são as drogas lícitas (legalizadas) as principais responsáveis pela maioria dos problemas e prejuízos que nossa sociedade enfrenta em relação ao uso indevido de drogas por ser, de longe, as mais consumidas, por 3 razões em especial: São baratas, acessíveis e socialmente aceitas, portanto, cada droga legalizada aumenta seu potencial de dano;

Friends toasting with beer

Friends toasting with beer

2) Liberar drogas não reduz a criminalidade: É um conceito simplista e ingênuo acreditar que ao liberar uma droga reduz a criminalidade. Estudos apontam que a repressão ou formalização de uma atividade criminal apenas faz com que os criminosos que atuavam naquele segmento do crime, migrem para outro, no popularmente chamado “efeito bexiga” onde o ar apertado de um lado se desloca para outro.

Assim, o mais provável é que um traficante de maconha a partir de sua liberação, passe a traficar outras drogas ou se incline para sequestros, assaltos, roubos, mas dificilmente buscará atividades formais e legais de trabalho.

drogas2

3) A suposta receita e geração de empregos que a legalização de uma substância pode retornar à sociedade e ao Estado não cobre os prejuízos que esse aumento de demanda traz em saúde pública, segurança, educação, conservação do patrimônio público, entre outros.

Estudos apontam que o recolhimento de impostos com drogas lícitas como álcool e cigarro não cobrem nem terço dos custos causados por esse consumo, como acidentes de transito, traumas, internações, investimentos em segurança, depredações.

drogas4

4) O consumo de drogas aumenta a perda de qualidade e produtividade do trabalho, assim como aumenta substancialmente o risco de acidentes.

Legalizar drogas como a maconha, por exemplo, é potencializar essas perdas em razão do efeito perturbador causado pela mesma no Sistema Nervoso Central que, entre outros, prejudica o raciocínio, altera os reflexos e o humor do usuário, colocando sob risco a si mesmo e as pessoas ao redor.

drgoas6

5) Maconha causa dependência  e,  depois do álcool, é a principal porta de acesso dos jovens ao mundo das drogas, tendo como agravante um potencial muito maior de migração para drogas ilícitas como crack e cocaína.

Franklin Maciel

Informações sobre o autor: https://www.facebook.com/franklinfmaciel/

Anúncios

Sobre Efeito e Causa

Um espaço plenamente democrático que busca desvendar a raíz escondida dos acontecimentos; Política, Religião, Arte, Comportamento, Cultura, Economia, tudo analisado e comentado à partir do olhar que a mídia e os governos não querem que você saiba
Esse post foi publicado em acidentes de trânsito, alcoolismo, apologia a maconha, apologia as drogas, artigos, beber e dirigir, cerveja, cigarros, codependência, criminalidade, dependência química, desemprego, drogas, drogas depressoras, drogas estimulantes, drogas ilícitas, drogas lícitas, drogas perturbadoras, jovens, legalização da maconha, legalização das drogas, maconha, maconha causa dependência, maconha vicia, meu filho usa drofas, meu filho usa drogas, pais e drogas, pais que bebem, prevenção as drogas, propaganda de bebidas, propaganda de cigarros, sexo e bebidas, tratamento de drogas, tráfico de drogas, violência e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s